A importância do relacionamento entre cliente e fornecedor é fundamental para o desenvolvimento dos negócios e seu potencial crescimento. Muito importante destacar, dentre várias iniciativas, o fato de o fornecedor estar presente e disponível a maior parte do tempo para auxiliar e apoiar seu cliente.
Uma das formas de medirmos a eficácia desta iniciativa é fato de se montar um plano estratégico para atender, da melhor forma, a presença no cliente.
Consideramos a “intensidade de campo” como um indicador que baliza e faz referência ao número de vezes que interagimos com o cliente: como visitas, contatos telefônicos, e-mails, etc. Os principais CRMs disponíveis no mercado, como Salesforce, Pipedrive, Pipefy, Zoho, dentre outros, permitem que o registro das atividades seja realizado, garantindo assim a construção de importante histórico de relacionamento com o cliente.
O dito popular muito comum, “quem não é visto não é lembrado” se aplica totalmente neste caso e é muito apropriado. Sem estas atividades não poderemos desenvolver relacionamento em nossos clientes, principalmente em processos de venda consultiva, hunters ou farmers. Recomendamos, inclusive, a leitura de artigo específico (quem é o melhor vendedor? Hunters X Farmers).
Acreditamos muito nesta iniciativa, fundamental para conquistar e encantar clientes a médio e longo prazo. É logico que somente estar presente no cliente não é fator decisivo de sucesso, entretanto, a ausência da intensidade de campo não permitirá que o mínimo necessário seja atingido.
Os artigos que relatam casos de sucesso são inúmeros, e muitos deles com destaque nas principais escolas de negócios. Destacamos a experiência vivida pela minha equipe ao longo de muitos anos, que mesmo não tendo o melhor portfólio da indústria na época, focamos fortemente no relacionamento e na presença em nossos clientes, atendendo de forma diferenciada sua matriz e regionais. Em um pouco mais de dois anos conquistamos a liderança dos negócios dentro deste cliente, ou seja, estando presente é possível superar muitos obstáculos.
Portanto, acreditamos e recomendamos que para “encantarem” seus clientes iniciem com um plano de atendimento que garanta presença nos mesmos.
Lembrem-se que precisam ser vistos e consequentemente serão lembrados!
EDUARDO STEFANO
Consultor & Palestrante
Apesar de parecer “básico” estar perto dos clientes, vemos as empresas cada vez mais afastadas dos clientes. Quantas vezes ligamos ou mandamos um whatsapp para um fornecedor ou parceiro, e recebemos como resposta “estou em reunião, já te ligo”. Parabéns em buscar novamente esta ferramenta de trabalho.
obrigado abs
Bravo Eduardo, excelente pensamento.
Se eu puder de alguma forma contribuir para este assunto, tendo em vista minha experiência profissional, esse “encanamento” do fornecedor para o cliente, pode de alguma forma ser avaliado e medido pelo cliente, com certa frequência, em alguns critérios como por exemplo: custo, qualidade, entrega, tecnologia, administração e atitude.
Desta forma o cliente poderá estabelecer um ranking de fornecedores, e também poderá avaliar aqueles que possuem planos de melhoria de “performance”, e que mostrem tendências positivas. Assim, estes serão os “forncedores preferenciais”, se assim podemos chamar, que com certeza gerarão mais negócios para a sua empresa com este cliente. Esta dinâmica é o próprio”encantamento” que você se referiu.
Um excelente assunto para novas colocações, sem dúvida. Abraços. Zanardo.
valeu meu amigo…abs