Muitos profissionais avaliam a real necessidade da mentoria executiva. Alguns, por incrível que pareça, confundem mentoria com coaching ou outro tipo de aconselhamento e apoio profissional. Consideramos todas as iniciativas importantes, porem é fundamental que os profissionais saibam diferenciar a necessidade e o momento de aplicação destas técnicas de apoio ao desenvolvimento profissional e pessoal.
Para desmitificarmos este assunto, consideramos a mentoria executiva fundamental para o desenvolvimento profissional de quem necessita. Também conhecida por “tutoria” ou “apadrinhamento”, a mentoria tem como objetivo principal permitir que um profissional mais experiente possa contribuir com o desenvolvimento de profissionais menos experientes.
A mentoria executiva é uma atividade profissional específica e seletiva, não sendo recomendada a todos os colaboradores em uma organização. É de fundamental importância selecionar quais profissionais realmente necessitarão deste tipo de apoio e suporte profissional, definindo claramente o perfil e a necessidade deste tipo de suporte:
Apesar de existirem exceções, entendemos que o perfil mais adequado para a busca de mentoria executiva está nas seguintes posições nas organizações:
- Profissionais em cargo de gerência geral, CEO, country manager, etc.., principalmente expostos a estes desafios recentemente;
- Profissionais recém expostos à novas posições de liderança ou expatriados;
- Profissionais em organizações matriciais e reportando para diversos líderes locais, regionais e em muitos casos globais;
- Profissionais de empresas familiares em migração e profissionalização;
A mentoria executiva é uma poderosa ferramenta que permiti aos executivos desenvolverem suas habilidades e conquistarem através da experiência transmitida por seus mentores maior assertividade na tomada de decisão e na escolha dos melhores caminhos a serem seguidos.
Uma analogia muito comum que costumamos fazer é com o piloto de avião. Neste caso, quanto mais horas de voo este piloto tiver maior será sua experiência e respeito conquistado junto a organização. É basicamente assim que funciona também a Mentoria e seu mentor. Na grande maioria das situações já ocupamos as posições atualmente ocupadas pelos profissionais que buscam este apoio e suporte, e sabemos muito bem as dores e desafios destas posições, e desta forma, procuramos auxiliar na tomada de decisão e nos melhores caminhos a serem seguidos.
Observamos recentemente mudanças de perfil nos profissionais em startups e fintechs. Muitas destas empresas estão buscando para seus quadros profissionais mais experientes, e por que esta mudança no perfil dos jovens atualmente a frente destas empresas? Principalmente para trazer um pouco mais de balanço, equilíbrio e maturidade na tomada de decisão, assim como, ocorre nas empresas consideradas tradicionais.
Portanto, consideramos a mentoria executiva uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos profissionais e para a melhoria contínua do clima organizacional das empresas. Invistam nisso!
EDUARDO STEFANO
Consultor & Palestrante