Quando analisamos qualquer que seja o segmento profissional em que estamos inseridos, acredito que esta indagação tem sido uma constante na vida de muitos profissionais…. Esta na hora de parar ou mudar? Como saber?
Definir que o seu momento de parar ou de mudar chegou é relativamente mais fácil do que, efetivamente, coloca-lo em prática.
Podemos ilustrar este momento com algumas personalidades. O esporte particularmente delimita carreiras muito mais curtas, e desta forma, obriga seus profissionais a esta decisão em um momento de suas vida, que em muitos casos, a maturidade profissional ainda não foi atingida, a independência financeira não foi conquistada, ou o aconselhamento dado não foi o ideal.
Há vários casos populares que eu pessoalmente entendo como mal planejamento, e com ponto de vista totalmente pessoal, destaco o caso do Anderson Silva, campeão MMA-UFC. O que ocorreu com este excelente e consagrado profissional? Em poucos anos foi nocauteado, lesionado, acusado de doping e por último “injustiçado” no resultado de sua última luta? Analisemos…, existe algo de errado, e provavelmente ocorreu na origem desta fase há poucos anos atrás, e de lá para cá, ocorreram sucessivos erros. Não vamos nos prender ao caso deste competente profissional e sua trajetória, somente ilustramos para reflexão, mas sim nos prendermos ao fato de que entender o momento que se deverá parar ou mudar é e sempre será fundamental em nossa vida profissional.
Vivemos, como em tudo na vida, uma relação de causa e efeito, e sem dúvidas quanto mais assertivos formos na definição deste momento, melhores serão os efeitos desta decisão.
Sabemos da rápida transformação que vivemos atualmente nas relações de trabalho, tudo muda e tem mudado muito rápido, o emprego tradicional está e continuará em cheque, longevidade é um fato cada vez maior em nossas vidas, o sistema previdenciário sempre foi e continuará um caos, teremos cada vez mais profissionais disputando o mesmo espaço, etc, etc, etc…. São tantas variáveis que precisaremos sempre nos questionar, Esta na hora de parar ou mudar?
Planejamento e aconselhamento profissional sempre serão fundamentais a qualquer profissional, qualquer que seja a sua área, permitindo reflexão em momento da carreira que ainda lhe permitirá redefinir “Aonde”, “Quando” ou “Como” ocorrerá esta transição.
Vivenciei uma experiência de reflexão que foi e continua marcante em minha vida. Fui desafiado a preparar minha agenda do terceiro milênio há mais vinte anos atrás. Na ocasião confesso que o senso crítico a este exercício foi bem alto, entretanto, aceitei o desafio e dei o meu melhor. Passados mais de vinte anos me surpreendo com o grau de acerto e de previsibilidade que foi constatado. Recomendo que exercitem e planejem suas ações e intensões para os próximos 20 ou 30 anos, melhorando a assertividade do que questionamos, Como saber?
Somente com questionamento, planejamento e aconselhamento poderemos aumentar a assertividade de nossas intensões, portanto, façamos isto sempre, ou vamos nos sentir frustrados em nossas carreiras e em nossas vidas.
EDUARDO STEFANO
Consultor & Palestrante