Não é novidade que o baixo nível de interesse em reuniões tem sido uma constante no universo corporativo, mas por que esta situação e comportamento se repete há muitos e muitos anos? Como resolver ou minimizar este comportamento?
Existem vários fatores que contribuem para isto e não podemos de forma simplista acreditar que este desinteresse esta associado somente à performance de seus participantes.
Listo abaixo os principais fatores que, no meu entendimento e experiência, contribuem de forma significativa para o baixo interesse nas reuniões. São eles:
Reuniões sem pauta especifica definida: É muito comum o convite para reunião aonde será tratado um número excessivo de temas e assuntos, gerando falta de foco especifico, e pior, prolongando de forma demasiada o tempo estimado para a reunião. Recomendo que a pauta seja específica, mesmo que isto gere desdobramento em outros temas/reuniões.
Reuniões sem liderança específica: Nem sempre quem gera o convite da reunião é o líder e responsável pela mesma. Muitas vezes vivenciamos a liderança da reunião compartilhada e com interesses também divergentes. É fundamental que a liderança sobre o tema que será discutido seja definida.
Reuniões com número excessivo de participantes: Muitas vezes, visando a socialização ou aplicação do politicamente correto, convidamos um numero excessivo de participantes para reuniões. O excesso de participantes geralmente prejudica a produtividade das reuniões. É de extrema importância que exista um balanço e critério para a participação nas reuniões.
Reuniões com participantes sem nenhuma autonomia para tomada de decisão: Assim como o número excessivo de participantes nada contribui para a produtividade das reuniões, outro fator muito comum é a participação de colaboradores sem nenhuma capacidade de tomada de decisão. Isto ocorre com frequência, pois os próprios lideres das áreas por acharem as reuniões infindáveis e improdutivas enviam para as mesmas representantes de suas áreas, normalmente sem nenhuma autonomia e conhecimento, prejudicando ainda mais o resultado final.
Reuniões sem tempo definido para inicio e fim: Nada pior do que começar uma reunião não sabendo quando a mesma terminará. É fundamental que o tempo seja definido e cumprido rigorosamente, mesmo que se necessário agendar uma nova reunião para finalizar os temas pendentes.
Reuniões sem controlador de tempo: Da mesma forma que definir o tempo é fundamental para o sucesso da reunião, o cronometrista de tempo, ou “timekeeper” também se faz necessário e considero de extrema importância seu papel nas reuniões.
Reuniões sem registro das decisões e ações tomadas: É mais comum do que aparenta que muitas conversas e decisões são tomadas nas reuniões, mas o registro destas decisões não é formalizado, seja em ATA (antigo mas que funciona) ou simplesmente em qualquer tipo de formalização dos temas e decisões tratadas.
Reuniões com repetição exagerada e excessiva: Muitos temas exigem acompanhamento repetitivo de sua evolução, entretanto temos que ajustar o momento certo para que o “check-point” e evolução dos assuntos e temas seja produtivo. Por exemplo, se a evolução dos assuntos ocorrem de forma real e factível quinzenalmente, nada adiantará manter “check-point”: semanal!! Atenção com isto!!
Reuniões com excesso de distração: Sem dúvida e sem receio de me posicionar, uma parcela significativa dos problemas em reuniões está relacionado ao comportamento de seus participantes. Não é incomum chegarmos nas reuniões e notarmos vários computadores, tablets e smartphones conectados e prontos para que a distração ocorra. Quantas vezes notamos trabalhos paralelos e participantes que estão na reunião somente de corpo presente, mas muitas vezes não prestam sequer atenção no que está sendo tratado e discutido. Desculpem, mas é muito desagradável vivenciar este tipo de comportamento. Se os participantes não ajudarem nunca teremos reuniões produtivas e eficazes.
Procurei compartilhar com vocês um pouco da minha experiência, e algumas ações que sempre procurei tomar para que as reuniões que eu liderava fossem as mais produtivas e eficazes. Acredito que a aplicação na prática de algumas das ações listadas tornará as reuniões muito mais produtivas e prazerosas. Boas reuniões!!!
EDUARDO STEFANO
Consultor & Palestrante
Edu, muito legal, você conseguiu nomear os maiores ofensores de fracasso deste tipo de atividade, que em alguns segmentos ou áreas são muito importantes. Parabens pela matéria. Vou divulga na minha rede. Grande Abraço!!
Bons pontos.
Acrescentaria: Muitos não se preparam sobre os temas, se interam no momento.
O tema ou os temas comportam uma reunião, modelo Tradicional, tipo reunião de staff, reunião de diretoria.
Erro na convocação ou convite das pessoas certas
Edu,
Excelente resumo feito por vc. Tudo pode parecer óbvio mas é impressionante como a maioria das reuniões não contempla as regras mencionadas por vc.
Abraço
Edu,
Excelente resumo feito por vc. Tudo pode parecer óbvio mas é impressionante como a maioria das reuniões não contempla as regras mencionadas por vc.
Abraço
obrigado….abs
Edu, que bacana que vc abordou a maior.parte dos problemas que ocorrem. Acrescentaria a questão de lideranca e real capacidade de comunicação do condutor principal da reunião. Se o tema nao for do interesse de todos e o apresentador for cansativo, e sem entusiasmo, a dispersão é garantida. Obrigada por.compartilhar!
obrigado….desculpe responder somente agora….aprendendo com site…..kkkk